segunda-feira, 30 de julho de 2012

O que está acontecendo comigo?

image
Durante o desenvolvimento do ser humano muitas crises  são previstas, outras nem tanto. Fato é que sempre que nosso funcionamento está diferente, seja de outro ser humano na mesma fase ou do que a pessoa era recentemente, há registro de que algo está errado. Sendo assim, quando algo compromete o funcionamento saudável do indivíduo, é hora de procurar o profisional adequado para identificar o que está havendo.
image
Muito já foi discutido sobre normal e patológico, considerando a linha tênue que há entre um e outro, além da necessidade de ser considerado o contexto onde o sujeito está inserido. Ainda que exista um quadro classificatório de doenças mentais ou desvios do comportamento saudável, insistimos em lembrar que tal classificação não serve de rótulo para ninguém.
image
Entretanto, a classificação das doenças psicológicas nos servem de guia para melhor conduzir o indivíduo a um funcionamento saudável. Muitas vezes, a classificação apenas denota uma forma de funcionar diferente, que quando não identificada pode trazer prejuízos e sofrimentos desnecessários para o indivíduo e seus familiares.
Saber identificar algo errado e procurar a ajuda do profissional adequado pode tornar a vida muito mais fácil, independente da gravidade do caso.
Devemos lembrar que muitas vezes a mídia e o senso comum debatem e divulgam  sobre doenças da moda, identificando de forma errônea muitas dessas patologias. Infelizmente, criança levada é confundida com hiperatividade, tristeza e dor é configuram depressão, dentre outras que podem resultar em medicação indevida em muitos casos.
Diante de tais questões, será desenvolvido um trabalho para auxiliar melhor o processo de investigação do que pode estar acontecendo, quando é percebido que algo está errado. Devo esclarecer que todos os posts relacionados a determinados quadros não serão suficientes para que um leigo possa se autodiagnosticar. Nossa proposta é de orientar melhor com informações necessárias para o levantamento de hipóteses, que só poderão ser confirmadas por um profissional qualificado.
image
O material aqui oferecido reunirá informações sobre algumas doenças, crises, conflitos e  frustrações insuportáveis mais comumente presentes no set terapêutico. Será possível encontrar orientação sobre o qual o profissional deve ser procurado e  dicas sobre como lidar melhor em cada situação. Aguardem os novos posts!

Um comentário: